som do dia

sexta-feira, 28 de maio de 2010

Agencia Estado

28/05/2010 12h26 - Atualizado em 28/05/2010 15h11

Crise europeia terá impacto nas exportações, diz BNDES

Região representa 22% do comércio brasileiro, segundo Luciano Coutinho.
Recuperação mundial deve ser sustentada por países em desenvolvimento.

Do G1, com informações da Agência Estado

"Pelo peso, vai representar um certo impacto"
Luciano Coutinho

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, admitiu nesta sexta-feira (28) que a crise na Europa é "preocupante" e terá impacto sobre as exportações brasileiras. O executivo lembrou que a região representa 22% do comércio brasileiro. "Pelo peso, vai representar um certo impacto", afirmou.

Entretanto, o executivo disse que o Brasil tem uma pauta diversificada de exportação, com incremento significativo nos últimos anos para a Ásia. "Há expectativa de que a Europa passe por um período bastante difícil nos próximos meses", disse. Segundo ele, a atual crise deve atrasar, em pelo menos, dois anos a recuperação da região.

Com a crise na região do euro, pondera, a recuperação da economia mundial deve continuar sustentada por países em desenvolvimento, como a China, India e o Brasil. Para ele, o Brasil tem mostrado ser uma economia "relativamente autônoma" e, por isso, tem conseguido crescer nesse momento de incertezas. Coutinho lembrou ainda que o problema do Brasil hoje não é crescer e, sim, moderar seu crescimento para que não gere pressões inflacionárias.

Banco Central
Na quinta-feira, o residente do Banco Central, Henrique Meirelles, já havia apontado que as exportações brasileiras podem ser afetadas como resultado da crise da zona do euro. No entanto, ele indicou que o banco deve elevar no próximo mês sua previsão de crescimento para 2010, que é de 5,8%.

"As exportações podem cair um pouco para a Europa e outros países que exportam para a Europa", disse Meirelles, falando nos corredores de uma conferência de investidores em Londres. "A crise da zona do euro está definitivamente tendo um impacto."

Nenhum comentário:

Postar um comentário