som do dia

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

São Paulo enfrenta mais de 40 dias de chuvas

Grande ABC foi mais atingido pela tempestade de ontem.

Tamanho da letra

Outro velho drama de início de ano voltou a se repetir ontem: temporais, alagamentos, gente desesperada presa em inundações. Desde dezembro, chove todos os dias em São Paulo. Dessa vez, a região do Grande ABC foi a mais atingida pela tempestade.

O céu anunciava e a chuva desabou sobre São Paulo, que entrou em estado de atenção. Foi mais um dia de ruas alagadas e trânsito parado na capital. A água invadiu um túnel da Avenida Paulista. Dessa vez, o temporal também castigou a região do ABC.

Em Santo André, a linha de trens foi inundada. Ruas próximas a um terminal de ônibus ficaram submersas. A enxurrada cobriu uma das principais avenidas. Motoristas sofreram para chegar em casa.

Apesar do perigo, motoqueiros seguiram em frente. Mesmo com o obstáculo bem visível, a moça pulou e por pouco não sofreu um acidente.

Em São Bernardo do Campo, muita gente ficou ilhada nas passarelas. No grupo que se protegia na grade, uma mulher com uma criança no colo. Os passageiros de um ônibus tiveram que descer porque o motorista desistiu de atravessar a água.

Diadema, outra cidade do ABC, também foi castigada pela chuva. Um córrego transbordou. Moradores tiveram que subir grades e muros para voltar para casa. Nem caminhões e ônibus conseguiam passar. Desesperados, passageiros pediam ajuda. Só à noite foram resgatados pelos bombeiros.

Motoristas que saíram do trabalho mais tarde também ficaram presos no trânsito. Só conseguiram passar depois que a água baixou.

Comerciantes passaram a madrugada limpando a sujeira trazida pela enxurrada. Um perdeu parte dos estoques: “O prejuízo maior é a desvalorização do imóvel, do ponto comercial. Tive um prejuízo de R$ 5 mil”.

A chuva forte deixou milhares de desabrigados no estado e despertou a solidariedade de muita gente. Na sede da Cruz Vermelha, em São Paulo, há necessidade de doações de roupa, água, alimentos e produtos de higiene. Parte das doações parte para bairros de São Paulo. Unidades da Cruz Vermelha de todo o país estão recolhendo doações.

Em São Roque - cidade a 60 quilômetros de São Paulo - foi encontrado nesta segunda-feira o corpo de um homem de 28 anos que foi carregado pela enxurrada. Segundo a Defesa Civil, com essa morte, o número de vítimas provocadas pela chuva já chega a 70 em São Paulo desde o começo de dezembro.

Um comentário: