som do dia

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

O COMENTARISTA BATISTA PASSA MAL DIANTE DAS CAMERAS NO JOGO DO CAMPEONATO GAUCHO

04/02/10 - 13h39 - Atualizado em 04/02/10 - 14h47

Comentarista desmaia durante transmissão na TV

O ex-jogador Batista desmaiou em frente às câmeras quando comentava um jogo do campeonato gaúcho. Ele se sentiu mal por causa do forte calor que atinge o sul do país.

Carla Fachim - Porto Alegre

Tamanho da letra

Há uma semana os termômetros se aproximam dos 40 graus. Nem nos parques os gaúchos encontram refúgio. Está tão quente que o corpo não aguenta. Ontem, fez 38 graus e meio em porto alegre, mas a sensação térmica chegou a 44. Não fazia tanto calor assim em fevereiro há 52 anos. E como resistir?

O ex-atleta e comentarista esportivo Batista desmaiou na frente das câmeras, antes do jogo Grêmio e São Luís pelo campeonato gaúcho. Um susto durante o programa da TVCOM, canal local do grupo RBS.

Batista foi atendido e participou da transmissão do jogo. O comentarista ainda viu a partida ser interrompida duas vezes para os atletas beberem água. Nesta quinta-feira ele contou como estava se sentindo antes do desmaio.

"Muito calor, eu suava muito. Eu cheguei já suando na cabine. Só que eu não tava conseguindo respirar, porque se tava 45º na rua, lá dentro devia estar uns 55º, a sensação pelo menos... Durante a situação do comentário é que eu fui sentindo uma certa fraqueza e aí eu passei a ver que não me coordenava muito, até a voz. E aí de repente desregulou total e eu desabei”, conta Batista, comentarista.

O que o Batista sentiu são exatamente os sinais que o corpo dá quando algo está errado. Sensação de abafamento, falta de ar, dor de cabeça e tontura. Os médicos dizem que o desmaio não acontece de repente e é perigoso.

O desmaio é a queda súbita da pressão arterial. O fluxo de sangue para o cérebro diminui. Além disso, as glândulas sudoríparas, que produzem o suor, trabalham velozmente para equilibrar a temperatura do corpo com o meio ambiente. Quando não dá tempo para que os níveis voltem ao normal, acontece o colapso, com perda da consciência.

“Ao socorrer uma pessoa que desmaiou, deve-se deitar ela de lado, deixá-la em situação confortável, procurar arejar o ambiente, afrouxar a roupa eventualmente, procurar elevar os membros inferiores, porque facilita o fluxo respiratório. A pessoa deve ser encaminhada a um médico para investigar o que levou a pessoa a este episódio”, orienta Manoel Agnaldo dos Santos, clínico-geral.

O médico ressalta que é preciso esperar a pessoa se recuperar bem do desmaio para depois oferecer água, pois ela pode se engasgar se não estiver bem consciente.

Um comentário:

  1. MEUS QUERIDOS IRMÃO UMA DAS CIDADES MAIS GELADAS DO BRASIL CHEGOU A 40°C ISSO É NORMAL?
    PRECISAMOS ESTAR ATENTOS AOS SINAIS DO SENHOR JESUS
    ACORDA IGREJA

    ResponderExcluir